top of page

Principais erros na hora de empreender

Especialista aponta detalhes importantes que não podem ser esquecidos na hora de começar um negócio

IDEIA EM CONSTRUÇÃO

Gabriel Brum

    Errar na primeira inserção no mercado é mais comum do que se pensa. O problema é que muitas vezes o fracasso é derivado de erros básicos tomados pelo empreendedor. Não ter um preparo financeiro, a ausência do plano de negócio e, dependendo da empresa, a falta de apoio do profissional em supply chain são alguns pontos que não podem ser ignorados na hora de programar o negócio no mercado.

    A administradora Jakeline Santos acredita que o principal motivo para os erros é a falsa sensação de controle que a pessoa pensa ter. “Eles acreditam que são capazes de fazer algo que não está ao seu alcance. Com isso alguns detalhes importantes são deixados de lado e o negócio acaba fracassando”. Para ela os principais equívocos tomados pelos empreendedores são: achar que preço baixo é a chave do sucesso; investir muito dinheiro, não aceitar críticas e achar que irá ganhar dinheiro instantaneamente.

  “As principais dúvidas do micro e pequeno empresário estão no setor financeiro. Essa deve ser a prioridade do empreendedor e não ter conhecimento na área é um caso grave”. A administradora tranquiliza àqueles que sonham em ter a própria empresa, mas odeiam números: contratar um contador. Ter o profissional da área

é fundamental na escolha de decisões.

    Esse, aliás, é uma das razões para ter na equipe um profissional formado em supply chain. A expressão inglesa que significa “cadeia de suprimentos” nada mais é que planejar todo o processo logístico de um determinado produto desde a fabricação até a entrega ao consumidor final. “O profissional dessa área tem a capacidade de gerir da melhor maneira possível os dois principais custos de logística: armazenagem e frete”.

    Jakeline explica que ter uma ideia que ninguém nunca teve não é a chave do sucesso. “Claro que é preciso inovar, mesmo que seja num ramo já consolidado no mercado, mas é preciso que o projeto seja o mais simples e objetivo possível para que o consumidor entenda o que está sendo proposto e compre a ideia”. Ela explica que é fundamental testar o material em escala menor para observar a reação do público-alvo.

    Segundo a administradora é preciso ter paciência na hora de começar o negócio. “Talvez as coisas não saiam como planejado, por isso é necessário ter paciência e não querer desistir no primeiro obstáculo. Determinação e foco são fundamentais na hora de empreender”, finaliza Jakeline.

Foto: Banco de imagens
"É necessário ter paciência e não querer desistir no primeiro obstáculo", aconselha a administradora Jakeline
bottom of page